domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que flores e frutos coloridos são mais evoluídos?

Os vegetais constituem um grande grupo de seres vivos. Enquanto que a raiz, o caule e as folhas realizam um trabalho integrado, sendo responsáveis pelas funções que mantém as plantas vivas. As flores, frutos e sementes são responsáveis pela perpetuação da espécie.
As flores são responsáveis pela reprodução, a maioria apresentando peças coloridas, perfumadas e produzem o néctar. Já os frutos contêm e protegem as sementes, auxiliando na sua dispersão, e são coloridos, suculentos, servindo como alimentos.
Na classificação dos vegetais encontramos a classe dos Fanerógamos onde encontramos o grupo das angiospermas que são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
As angiospermas são os vegetais que apresentam flores e frutos, comuns em todo o planeta e importantes para o ambiente e para a espécie humana.
Com um sistema reprodutor que garantia uma melhor polinização e posteriormente um sistema de dispersão de sementes eficiente esse filo vegetal garantiu uma ampla distribuição geográfica e a ocupação de diversos ambientes com pressões seletivas diferentes resultando em uma enorme diversificação.
Durante o processo evolutivo, as plantas desenvolvem várias estratégias reprodutivas, para assegurar a sua multiplicação e colonização dos habitats.
Um dos mecanismos é a anemocoria que é a disseminação através do vento. Um exemplo é a Merremia dissecta, uma convolvulácea que se especializou em vôos curtos através de suas sépalas em formato de hélice. Frutos com esse tipo de dispersão não apresentam endocarpo carnoso e tem estruturas que facilitam o transporte pelo ar muito como o dente de leão.
Outro tipo é a hidrocória que usa a água como dispersor, notadamente tais frutas apresentam aquisições que lhes permite flutuar. O coco (Cocos nucifera) consegue boiar graças ao seu interior lenhoso, sendo levado ao sabor das ondas até terra firme, tendo ampla distribuição por regiões litorâneas.
Um exemplo curioso é o pepino-do-diabo (Ecballium elaterium). Essa espécie possui frutos que quando estimulados por algum toque, explodem lançando as sementes violentamente pelo ambiente. Esse fenômeno é chamado balocoria e não se trata de um caso raro, ocorrendo em vários vegetais.
Um dos métodos de dispersão mais comum é a zoocoria que tem animais como agentes dispersores. Este tipo possui uma grande diversidade de formas como a ectozoocoria no qual a estrutura que contem a semente se fixa no indivíduo através de espinhos ou estruturas grudentas e são levadas a outras áreas.Estas estruturas apresentam, em geral, certas adaptações como cor vistosa, polpa saborosa e aroma atraente como o noni (Morinda citrifolia) que além de cor e sabor intensos tem um forte odor que atrai vários disseminadores. Outras características são sementes resistentes e até laxativos que fazem com que a semente fique dentro dos intestinos do animal durante o tempo certo.A dispersão endozoocórica é a proteção da semente, onde está o embrião, que precisa passar pelo sistema digestivo sem danos. Isso explica o fato da maioria das frutas só apresentarem cor e sabor chamativo quando a sementes estão resistentes.
Portanto, a evolução dos frutos, de uma forma geral, aconteceu de modo a proteger a semente e a dispersá-las de uma forma eficiente, além de mostrar como os seres vivos podem se adaptar, e levar a grandes modificações ao longo do tempo.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/http://es.wikipedia.org/http://geocities.com/rapinibot/Origin/aula1.htmhttp://freewebs.com/rapinibot/encobio/aula3.htmhttp://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais

Um comentário:

  1. Olá !
    Visitando o blog. Ficou bem diversificado. Torço para que possam aperfeiçoar e levar adiante.
    É importante sempre citar a fonte das informqções.
    Sucesso
    Lívia

    ResponderExcluir