domingo, 16 de janeiro de 2011

Você sabe o que é ALTRUÍSMO?

É necessário antes de compreender como o altruísmo favorece a sobrevivência de uma determinada espécie conceituar altruísmo.
Sendo assim, no ramo da Biologia o altruísmo é conceituado como um comportamento que favorece a sobrevivência ou aumenta o número de descendentes de outra espécie às custas de sua própria reprodução ou sobrevivência.
Quando um ou mais membros de um grupo social contribuem com o cuidado parental de um filhote que não é seu estamos diante da REPRODUÇÃO COOPERATIVA que é uma espécie de altruísmo animal que ocorre em algumas espécies de aves.
Esse cuidado parental desse tipo de comportamento foi descoberto pelo naturalista Alexander Skutch durante o século xx. O cuidado parental não se resume apenas ao auxílio durante a alimentação dos filhotes, ele também envolve outros tipos de ajuda: defesa do território, construção do ninho, incubação dos ovos e proteção contra predadores.
Estatisticamente, no universo de 9.672 aves catalogadas pela ciência e os interessados nesse ramo de estudo o sistema social de reprodução cooperativa é conhecido apenas em 308 espécies, ou seja, cerca de 3,2% do universo de aves catalogadas pela ciência.
As espécies altruístas também chamadas de “ajudantes” são responsáveis pelo aumento da aptidão dos genitores através do aumento do sucesso reprodutivo dos reprodutores, aumento do número de reproduções por ano e a expectativa de sobrevivência dos reprodutores.
Portanto, o altruísmo favorece a sobrevivência das espécies através da reprodução cooperativa e do cuidado parental que auxilia durante a vida de uma determinada espécie. Mas, o desafio ainda é grande para os biólogos para encontrar um padrão que englobe essa diversidade de sistemas sociais e procurar fatores ecológicos e evolutivos que possam explicar a evolução do cooperativismo.

BIBLIOGRAFIA
http://www.icb.ufmg.br/lbem/aves/univerciencia-saocarlos.pdf
http://www.wikipédia
http://scholar.google.com.br/

Um comentário: